segunda-feira, 9 de abril de 2012

Pinceladas e Posições sobre a obra de Jean Piaget

                                                                     Bruce Franca Guimarães-ra120783


    O foco dessa análise é transitar pelo o que foi visto sobre a obra de Jean Piaget na disciplina de Psicologia da Educação, tentando trazer sua teoria para o campo educacional baseado em experiências vividas.

    Cabe definir inicialmente aquilo que considero de muito importância na teoria piagetiano. A definição de 3 conceitos que podemos de chamar de "Axiomas Básicos": Assimilação, Acomodação e Equilibração. A assimilação se baseia nos esquemas que o organismo constrói com o objetivo de assimilar a realidade. Caso esse esquema não funcione no sentido de que faça o individuo aprender, pode acorrer uma desistência, caso contrário, acontece o desenvolvimento cognitivo, com a ocorrência do que Piaget chama de acomodação. Que é justamente esse acréscimo de conhecimento que aconteceu após a assimilação. Entre esses dois estágios, existe um que é chamado de adaptação, que é o ato anterior ao da acomodação. Podemos resumir dizendo que o individuo vai assimilando o conhecimento, adaptando-se a ele até que fique enraizado na nossa mente. Esses ciclo ocorre em qualquer indivíduo. Considero essas definições de uma tremenda inteligência, pois além de ser muito simples, não vejo como ser diferente disso.

    Convém destacar também, como uma base do pensamento de Piaget a valorização que sua teria da a ação. Tudo no comportamento parte da ação do indíviduo seja ela de qual forma seja: ou uma ação verbal ou uma ação física, ou uma imitação ou outras. Tem aplicação direta na educação e me remete ao um professor de matemática que tive no segundo grau, onde seu ensinamento em sala de aula ele buscava a todo momento a participação dos alunos. Ele nunca dava a resposta para as nossas perguntas sempre as devolvia com mais perguntas, isso nos estimulava muito. Esse professor foi muito importante para minha formação e hoje tenho certeza que ele conhecia a teoria piagetiana.

    A divisão dos estágios é outra contribuição de Jean Piaget à educação. Ele propõe a existência de 4 estágios de desenvolvimento cognitivo: sensório-motor, pré-operacional , operacional concreto e operacional formal. Resumidamente, ele nos passa que as crianças só poderiam aprender o que estavam preparadas para assimilar. De um modo geral, faz muito sentido o que ele diz e as divisões etárias podem ocorrer com pouca variação. Penso que tenha faltado ele incluir algumas variáveis que possam acelerar e desacelerar a passagem por tais períodos. Como, por exemplo, as influências do meio familiar que penso ser muito importante, principalmente quando os pais tem mais ou menos cultura. Os pais com um conhecimento cultural maior acaba estimulando os seus filhos e acelerando a sua aprendizagem.

    Outro ponto no desenvolvimento cognitivo trabalhado por Piaget é a referência que ele faz a afetividade.De acordo com ele, o desenvolvimento intelectual é considerado como tendo dois componentes : o cognitivo e o afetivo. Além do mais, concebeu o desenvolvimento do raciocínio moral com uma consequência do desenvolvimento cognitivo e afetivo.

É incontestável que o afeto desempenha um papel essencial no funcionamento da inteligência. Sem afeto não haveria interesse, nem necessidade, nem motivação; e conseqüentemente, perguntas ou problemas nunca seriam colocados e não haveria inteligência. A afetividade é uma condição necessária na constituição da inteligência, mas, na minha opinião, não é suficiente - Jean Piaget [Piaget (1962:3)]


    A afetividade piagetiana tem aplicação direta ao ensino. A relação afetiva do aluno com professor é de uma tremenda importância na aprendizagem, não só quando criança, mas também quando adolescente e adulto. Muitos professores desprezam esse ponto da teoria piagetina e esquecem que com uma relação de companheirismo, de ajuda, um diálogo afetuoso pode alavancar a aprendizagem do seu aluno. Dentre todas as importantes contribuições de Piaget, enxergo a afetividade como a mais importante do ponto de vista educacional.

    Percebo que muito se fala da teoria de Jean Piaget dentro da Universidade. Não tenho a certeza do que tem acontecido na prática. Tentarei, em vista à escola, visualizar isso. Compreendo que as idéias desse pensador pode ser muito útil na sala de aula. E hoje compreendo também, o porquê de Piaget configurar como um dos grandes pensadores do século XX.
          

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