quinta-feira, 12 de abril de 2012

Análise crítica


Análise crítica da Obra de Piaget e suas implicações educacionais
Gabrieli Maroso dos Santos  RA 091315



Jean Piaget (1896-1980) deixou uma obra muito extensa, e considero impossível analisa-lo por completo em algumas semanas de estudo. Levando em consideração os dados principais que tive contado a respeito de sua obra posso afirmar que seus estudos influenciaram o modelo educacional e o olhar que temos até hoje em relação ao desenvolvimento do conhecimento humano.
Desde pequeno Piaget teve um grande interesse e contato com biologia, mas o que fez dele um grande nome foi a sua busca em diferentes áreas do conhecimento como filosofia, psicologia, sociologia e religião. Essa visão interdisciplinar e a preocupação em estudar a gênese das estruturas e dos conceitos científicos levaram ao conceito da Epistemologia Genética, que estuda os mecanismos do aumento do conhecimento.
Apesar dessa visão interdisciplinar, percebi que Piaget se utilizou da fragmentação para explicar seus estudos. As explicações sobre linguagem e pensamento, desenvolvimento e aprendizagem, juízo moral e afetividade não me parecem verdadeiramente vinculadas em seus textos, apenas entrelaçadas de maneira superficial. O que considero ter sido uma necessidade para organizar os estudos e posteriormente ter uma noção mais ampla e integrada do desenvolvimento do conhecimento humano.
Levando em consideração o contexto histórico, até o início do século XX onde se entendia que pessoas, de faixa etária diferente, assimilavam o conhecimento da mesma forma. Que se diferenciavam apenas por terem mais habilidades inatas e que as estruturas básicas do processo cognitivo destes grupos fossem iguais. Piaget deu um passo considerável a respeito dessa visão, pois agregou novas ideias sobre aprendizado ao pesquisar o desenvolver das habilidades cognitivas.
Conclui que o individuo herda uma séria de estruturas biológicas que vão se desenvolver em contato com o meio. Essa interação com o meio abrange aspectos físicos e sociais que vão interferir no processo de desenvolvimento da inteligência. Apesar de falar da relação do sujeito com o meio, Piaget em sua obra ficou mais focado no sujeito e suas marcas biológicas.
Sua teoria classifica três estágios bem definidas do desenvolvimento do conhecimento. A assimilação (informações que são retiradas do objeto de conhecimento), a acomodação (estrutura mental que se modifica pela assimilação do objeto) e a equilibração (processo do organismo para se regularizar internamente, que se constitui na busca sucessiva de reequilíbrio após cada desequilíbrio sofrido). Sem conflito não há aprendizagem em si, mas apenas educação em sua forma de repetição
Portanto, o professor tem como papel causar esse desequilíbrio, pois o mecanismo de aprendizagem da criança está na capacidade de reestruturação do desequilíbrio. Esse processo ocorre de acordo com o período de desenvolvimento do individuo: Sensório-motor (0 a 2 anos), pré-operatório (2 a 7 anos) e operatório concreto e formal (7 a 12 anos). Mas além de causar esse equilíbrio o professor precisa ter consciência de como funciona a construção do juízo moral.
O desenvolvimento do juízo moral acontece em três fases: Anomia (onde existe a moral, porém não há subsídios para se desenvolver), Heteronomia (quando a moral se baseia na autoridade) e Autonomia (legitimação das regras, compreensão dos valores e princípios que regem as regras).
O que parece ter grande influencia na construção do juízo moral é a maneira como ocorre a relação professor/aluno. Se o tipo de relação experienciada pela criança é cooperativa ou autoritária, sempre levando em consideração a fase em que ela se encontra do seu desenvolvimento.
Há poucos dias tive contato com uma professora de Matemática de uma escola pública e constatei que ela não tinha conhecimento e nem interesse em conhecer teorias a respeito do desenvolvimento humano e suas implicações educacionais. E tinha como justificativa que como ela sendo da área de exatas, não compreendia e nem se sentia na obrigação de entrar em contato com esses conteúdos. Acredito que não seja uma situação rara de se encontrar, afinal não é nada fácil tornar toda essa teoria em prática.

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