sexta-feira, 13 de abril de 2012

Análise Crítica


Jean Piaget: o processo de desenvolvimento da criança.

                                                                                        Caroline C. Gomes RA:119231

 Jean Piaget (1896-1920), pode ser considerado um dos grandes pesquisadores da pedagogia e psicologia, contribuindo para a educação. Piaget era uma criança curiosa, e desde essa época tinha um “despertar” para a observação científica. Estudou filosofia, sociologia, ciências naturais e especialmente psicologia, a qual foi a  ciência que serviu de base para sua teoria: a Teoria Piagetiana.
            Ao iniciar seu estudo no campo da psicologia, Piaget teve como foco a inteligência. A questão que o impulsionava para o assunto era: Como os homens constroem o conhecimento? Desde então começou a estudar o desenvolvimento da genética e da inteligência para compreender esse aspecto da inteligência, que foi nomeada como Epistemologia Genética.
No século XX, algumas teorias relacionadas ao conhecimento e inteligência, como empirismo e apriorismo, foram contestadas por Piaget.O emperismo era definido como: o conhecimento esta fora do indivíduo, basta procurá-lo,e  apriorismo como: a inteligência esta dentro do indivíduo. O motivo que justifica a discórdia dessas teorias é que Piaget considerava o meio termo dessas duas teorias, as duas eram dependentes, ou seja, o indivíduo adquiria conhecimento pela interação com o meio desenvolvendo sua inteligência. Para comprovar isso, foi necessário estudos com crianças que comprovassem essa suposição, dessa forma ele baseou-se em um paradigma “interacionista e construtivista”, que por sinal foi explorado.
Diante desses estudos empíricos, Piaget definiu quatro estágios de desenvolvimento. O primeiro “Sensório Motor”, começa ao nascimento e termina aos dois anos. Nessa fase a criança é marcada pelo egocentrismo, pois ela só tem como referência o seu mundo, não relata, responde a perguntas e fatos além dos que ocorrem em sua vida. Outras características marcantes são a confusão que a criança tem entre o “eu” dela e o mundo e a interação com o resto do mundo através das reflexões e imitação das ações perceptíveis, denominada inteligência prática.
O segundo estágio “Pré- Operatório”, se inicia aos dois anos e acaba aos sete anos. É nessa época que a criança desenvolve a linguagem, a qual proporciona uma alteração na inteligência, a criança se comunica melhor, consegue relatar  acontecimentos passados, adquire uma percepção em relação ao mundo, atribui vida aos objetos. Entretanto, a criança não consegue ter um raciocínio revertível, não tem uma noção de conservação física e não consegue relacionar a ligação do nome do objeto com a escrita, por exemplo, a palavra “boi” é pequena, mas o animal é grande, para a criança a palavra tem que acompanhar o tamanho do objeto, então fica difícil  pensar ao contrário.O terceiro estágio chamado “Operatório Concreto” ocorre  entre sete e onze anos, a criança já é alfabetizada, tem a necessidade de perceber agrupamentos lógicos e também estabelece relações possíveis com hipóteses, como por exemplo, a criança consegue aprender matemática, começa a contar e além de tudo adquiri um pensamento revertível.
Por fim temos o quarto estágio “Operatório Formal” que se inicia dos onze e acaba aos quinze anos. Nessa fase a criança, que agora é considerada pré-adolescente tem uma considerável maturação biológica. Desenvolve uma visão e percepção do mundo, tendo um raciocínio maduro. Esses quatro estágios foram essenciais para a teoria de Piaget, pois através deles que se pode analisar o pensamento da criança, como é seu desenvolvimento e consequentemente no processo de como ela apreende.
Além disso, ao decorrer desses estágios, para Piaget , o desenvolvimento da criança ocorre com uma série de adaptações que são adquiridas por esquemas,os quais se constituem  em  três aspectos: assimilação, acomodação e o equilíbrio, ou seja, ao ter um contato com objeto a criança entra em conflito e procura interpretá-lo, depois ela se estrutura para entender e compreendê-lo  e por fim se equilibra, se “acostuma” com objeto.  
Outros aspectos relevantes nos estudos de Piaget são o Juízo Moral e a afetividade que também  acontecem ao decorrer dos estágios. No Juízo Moral, a criança adquire a moral através do referencial de um adulto, que é alcançado pela afetividade. Quando a criança é pequena, ela age pela coação “medo/amor”, então se ela confia nos pais por causa da afetividade que tem por eles, consequentemente ela vai obedecê-los.
 Para a moral ser construída, é necessário que os pais tenham autoridade diante das decisões, pois em vários momentos ela vai desafiar os pais, até na adolescência, que além disso, o egocentrismo volta, com forte predomínio da opinião do adolescente. E dependendo do que ocorrer  em todo processo desse desenvolvimento moral é que teremos um adulto autônomo ou heterônomo.
Para finalizar, todos os aspectos da teoria Piagetiana podem ser relacionadas com o processo de educação. Entretanto, as fases do processo de desenvolvimento devem ser analisadas em cada criança, pois o tempo de desenvolvimento é individual e pode ocorrer de diversas formas. Piaget influenciou uma revolução teórica no modo como se educar uma criança e fazê-la aprender e se desenvolver.

Referências Bibliográficas:

DOLLE, J.M. Para compreender Jean Piaget. 4ª. Ed. RJ: Zahar, 1983
MOREIRA, M.A. A teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget. In: Ensino e aprendizagem: enfoques teóricos. SP: Editora Moraes, 1995. (p. 49-59).
PIAGET, J.; INHELDER, B. A psicologia da criança. 5ª. Ed. RJ: Difel, 2011.
______________________. Da lógica da criança à lógica do adolescente.SP: Pioneira, 1976. (cap.18)
_________. O juízo moral na criança. SP: Summus, 1994. (pp.294-302)
_________. Seis estudos de Psicologia. 25ª. Ed.RJ:  Forense Universitária, 2011.
RAPPAPORT, C.L; FIORI, W.R.; DAVIS, C. A idade pré-escolar. Vol. 3. EPU, 1981. (cap. 2 – Desenvolvimento Cognitivo).

Vídeo: Jean Piaget por Yves de La Taille - Parte 01 de 04 :

http://www.youtube.com/watch?v=8UYz8cTBfgg&feature=results_video&playnext=1&list=PL3B1B6FF99C6356C3

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