segunda-feira, 16 de abril de 2012


Análise crítica - Jean Piaget

Mariana Fernandes de Britto Costa
RA:095863

            Durante a segunda metade do século XX Jean Piaget foi um educador com grande influência, sendo conhecido pela teoria da Epistemologia genética. Suas novas ideias a cerca da educação  causou muito problema diante da forma tradicional que o ensino possuía, mudando completamente a lógica do aprendiz, em que o aluno deixava de ser um objeto estático na sala de aula, podendo construir o seu próprio aprendizado.
            Antes de se envolver com a psicologia do aprendizado Piaget estudou Biologia na Universidade de Neuchâtel, na Suíça, seguindo essa área até formar-se doutor. A biologia inspirou Piaget a pensar em novas formas de entender a aquisição da inteligência na criança, para ele o desenvolvimento psicológico das funções cognitivas levanta continuamente questões biológicas relacionadas à embriogênese, bem como questões fundadas nas relações entre os organismos e o meio ambiente.
            Para Jean Piaget o conhecimento não é algo inerente ao ser humano, assim como diz a teoria apriorista, bem como também não é algo adquirido apenas pela observação do meio, como diz a teoria  empirista. Dessa forma, o conhecimento não estava nem no sujeito e nem no meio, e sim na possibilidade de interação entre os dois.
            A construção da inteligência, segundo o autor, varia entre 0 e 15 anos, e ocorre 4 estágios, os quais não devem ser pulados, e abrange faixas etárias mais ou menos fixas. Em cada estágio a criança desenvolverá somente o que é proposto para esse estágio. Dessa forma Piaget propõem que cabe ao professor direcionar a construção do aprendizado dentro do estágio. Deve-se, porém, levar em conta que apesar da ideia dos estágios ser bastante válida, sugerir ideias de um estágio superior ao que a criança está no momento pode ser interessante no aprendizado dela. Os estágios sugeridos por Piaget são:
1.    Sensório-motor (0 a 2 anos): nessa fase o ponto principal de Piaget é o egocentrismo. Para ele nessa fase a criança se baseia apensa na sua própria experiência de vida, podendo haver confusão entre ela (o indivíduo) e o mundo.
2.    Pré-operatório (2 a 7 anos): Essa fase sofre uma importante mudança gerada pela aquisição da linguagem.
3.    Operatório-concreto (7 a 11 anos): a criança necessita do campo perceptível para fazer o agrupamento lógico.
4.    Operatório-formal (11 a 15 anos): a criança já consegue estabelecer relações possíveis.
            Antes da aprendizagem, porém, Piaget acredita que a criança passa por um desequilíbrio (uma informação nova). Esse desequilíbrio por sua vez a estimula a buscar por um equilíbrio, assimilando e acomodando a informação nova. A aprendizagem em si só ocorrerá quando a criança estiver madura para isso. essa equilibração ocorre sempre dentro de um mesmo estágio.
            A epistemologia genética de Piaget, preocupava-se também com o desenvolvimento do juízo moral da criança. Para isso o estudioso Yves de la Taille define moral como tendo dimensões de obrigatoriedade, podendo essa obrigação ser passada através da coação ou da cooperação.
            A moralidade para Piaget se desenvolve em  3 fases: anomia, heteronomia e autonomia. Para o desenvolvimento da moralidade a afetividade é um fator muito importante. Alguns sentimento, tais como medo e amor, simpatia e confiança, mobilizam as pessoas a agirem diante de suas obrigatoriedades. Na criança a primeira manifestação da moralidade se dá com a obediência, em que o medo e o amor são os sentimentos regentes dessa manifestação.
            As contribuições de Piaget para os métodos educacionais são importantes e valiosas. Entender a criança como um ser ativo dentro da sala de aula, capaz de construir a sua própria inteligência, coloca a educação em uma via horizontal. Apesar da importância da criança em sala, não deve-se, porém, acreditar que o papel do professor se resume apenas em transmitir informações conflitantes, que causará no aluno o desequilíbrio desencadeador do desenvolvimento cognitivo. Deve-se também levar em consideração que desde a criação da epistemologia genética, por Piaget, muitas informações nova surgiram, desde avanços tecnológico como avanços na própria ciência, sendo importante que ocorra algumas modificações também no sistema educacional para que ele ainda seja efetivo diante da situação social em que vivemos hoje.

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