sexta-feira, 13 de abril de 2012


Análise critica da teoria piagetiana

Juliana Salles Madeira
RA: 121063

Epistemologia genética é o nome atribuído à ciência a que se dedica Jean Piaget, a partir de uma formação biológica Piaget se utiliza também da filosofia e da sociologia para estudar a gênese do conhecimento humano, com foco no desenvolvimento da criança e este, ele divide em quatro períodos de acordo com a idade do individuo,sendo estes o sensório-motor, o pré-operacional, o das operações concretas e o das operações formais. Neste ponto o autor é bem especifico quanto ao fato de essas etapas serem flexíveis uma vez que dependem também do meio social no qual a criança esta inserida uma vez que é deste que ela recebe os estímulos, porém, não se aprofunda no estudo das relação entre os dois. 
Tendo como ponto central em sua teoria a adaptação do individuo através da obtenção de novos esquemas por meio do equilíbrio dinâmico entre assimilação e acomodação Piaget mostra como tais esquemas influenciam na percepção do individuo quanto àquilo que o cerca e permite, portanto que haja uma diferenciação entre o “eu” e o exterior, a meu ver é nesse estágio- o do reconhecimento do outro- que o individuo se torna capaz de desenvolver realmente a moral, indispensável para a convivência em sociedade ela é constituída através dos exemplos e do tipo de relação que a criança mantém com aqueles que a cercam, principalmente pais e professores (responsáveis pela educação), parte de sua teoria sobre a moral aborda o respeito e é nesse ponto que vejo sua grande colaboração não só para a educação, mas também para as relações humanas. Piaget defende que o respeito é construído de uma mistura de afetividade e medo e em certa medida até uma horizontalidade na relação entre os indivíduos, pois assim, através da explicação e da conversa que há um real entendimento e não apenas a obediência por obrigação, tal horizontalidade, de modo que o respeito seja mantido, depende do equilíbrio dinâmico entre o amor e o medo, tal equilíbrio nada mais é do que a base do respeito, que também torna possível ouvir e ser ouvido, principal meio pelo qual se da à educação que, segundo Mill, é “tudo aquilo que fazemos por nós mesmos, tudo aquilo que os outros intentam fazer com o fim de aproximar-nos da perfeição de nossa natureza. Em sua mais larga acepção, compreende mesmo os efeitos indiretos produzidos sobre o caráter e sobre as faculdades do homem (grifo meu)”.  (DURKHEIM, 1978) 
Creio ser a definição de educação acima um bom modo de ilustrar, em certa medida, o que compreendo como as implicações das ideias de Piaget para a educação. 



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