domingo, 3 de junho de 2012

Vygotsky e Wallon

Perspectiva histórica-cultural: contribuições de Vygotsky e Wallon
                                                                             Bruce Franca Guimarães ra120783          

    Lev Vygotsky foi um estudioso bielo-russo, nascido em 1896, que mesmo falecendo precocemente aos 37 anos, desenvolveu um vasto trabalho. Formou-se em Direito e Medicina, mas foi nas áreas da Psicologia, Pedagogia e Filosofia onde fez suas contribuições valiosas. Teve influência socialista aprofundando nas obras de Karl Marx e Friedrich Engels.
   Uma das grandes ideias do Vygotsky foi colocar o enfoque sociocultural na tentativa de compreender os fenômenos da aprendizagem. Acreditava que o desenvolvimento era um processo evolutivo e que se dava através das interações humanas. A partir daí, surge a definição de Zona de Desenvolvimento Proximal, que é a distância entre o desenvolvimento real (aquele que torna o indivíduo capaz de enfrentar situações aplicando seu conhecimento de maneira autônoma) e o desenvolvimento potencial (aquele que o indivíduo possui, mas que se encontra em processo). Resumidamente, Zona de Desenvolvimento Proximal é aquilo que a criança pode adquirir, em termos de aprendizagem, com a ajuda de um suporte educacional de qualidade.

   Cabe ressaltar na Teoria Vygostkyana que os signos, a linguagem simbólica desenvolvida pela nossa espécie, tem um papel importante na mediação entre o homem e a realidade. Vygotsky denomina os signos como instrumentos simbólicos. Dentre eles, cabe destacar o papel fundamental que a linguagem tem na sua teoria. Quando a criança aprende a linguagem relativa a nosso meio, ela é da um salto enorme no seu processo de aprendizagem. Tal fato, evidencia, mais uma vez, a importância dada por Vygotsky nas relações humanas.

Outro interacionista importante foi Henri Wallon, francês, nascido em 15 de Junho de 1979 foi filósofo, médico, psicólogo e político. Assim como Vygostky, teve influências marxistas. Concentrou seus estudos nas fases iniciais da criança, onde ganhou fama pela publicação do trabalho científico sobre a Psicologia do Desenvolvimento.

   No trabalho de Wallon, assim como no de Piaget, existe a divisão dos estágios no desenvolvimento. Ele divide em 5 estágios: O Estágio impulso-emocional , que vai do nascimento até aproximadamente o primeiro ano, é um estágio onde predomina o afeto. No sensório-motor e projetivo, que vai até os 3 anos predomina a inteligência direcionada para atos motores. No terceiro estágio, do personalismo, que vai até os 6 anos, é onde se forma a personalidade da criança. No estágio categorial, que termina aos 11 anos de idade, existe a acentuada predominância da inteligência sobre as emoções. O último estágio, chamado estágio da adolescência é caracterizado pelo afeto, onde o indivíduo passa por vários conflitos internos e externos.
  Ambos, Vygostky e Wallon, foram importantes cada um com sua teoria. Existe intersecções entre essas teorias, mas existe também complementações. Penso que o Vygostky foi enfático na importância das interações no processo de aprendizagem. Da mesma forma, que o Wallon destacou a afetividade com mais veemência. Dois fatos que julgo muito importantes no ensino. Foi importante estudá-los, pois penso que pode ser útil na sala de aula caso eu venha exercer a docência, e além disso, ficou muito claro que o problema da educação brasileira se deve em muito as interações ineficientes realizadas pelos nossos professores junto aos alunos. E que da mesma forma, qualquer transformação da nossa Educação passa pela motivação desses profissionais, para que eles venham interagir de maneira eficiente com nossas crianças.


Referências Bibliograficas
- O pensamento de Vygotsky – Marta Kohl
- Lev Vygotsky – Van Der Veer e Valsiner

- Henri Wallon – Laurinda R. Almeida

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