segunda-feira, 4 de junho de 2012


Juliana Salles Madeira
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Lev Vygotsky nasceu em Gomel, Rússia, descendente de família judaica, recebeu uma educação tradicional. Graduou-se em história e filosofia, assim como frequentou os cursos de medicina e direito. Tal formação associada ao seu interesse pela teoria hegeliana e ela questão do papel do indivíduo na sociedade.
Em toda a sua teoria, Vygotsky sofre grande influência marxista, utilizando-se do materialismo histórico como método de análise.
“Influenciado por Marx, vigotskii concluiu que as origens das formas superiores de comportamento consciente deveriam ser achadas nas relações sociais (grifo meu) que o individuo mantém com o mundo exterior. Mas o homem não é apenas um produto de seu ambiente, é também um agente ativo do processo de criação deste meio.” (LURIA, A.R, 2001, p.25).
Desse modo, como destaca Luria, o estudo da psicologia realizado por Vygotsky caminha “para fora do organismo objetivando descobrir as fontes das formas especificamente humanas de atividade psicológica ‘cultural’, ‘histórica’ ou ‘instrumental’” (LURIA, A.R, 2001, p.26). E é a partir deste modelo de analise que Vygotsky discute os temas centrais de sua teoria: o desenvolvimento e o aprendizado infantil, a partir dos quais busca compreender a origem e o desenvolvimento dos processos psicológicos.
É interessante, ao analisar a teoria deste estudioso russo contrapô-la à de Jean Piaget, uma vez que divergem em pontos interessantes começando justamente pela relação entre desenvolvimento e o aprendizado, pois para o russo "desde o nascimento da criança, o aprendizado esta relacionado ao desenvolvimento e é um aspecto necessário e universal do processo de desenvolvimento das funções psicológicas culturalmente organizadas e especificamente humanas’” (OLIVEIRA, M.K, 1997, p.56).
, ou seja, neste caso o aprendizado precede o desenvolvimento, enquanto para Piaget o que ocorre é justamente o contrário. Aqui, atribuímos esta disparidade de pensamento ao fato de Vygotsky defender que é o contato com o ambiente cultural que permite a ocorrência desse processo (desenvolvimento). Conceito central na obra de Vygotsky é dividido em níveis:
NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO REAL, ou seja, a capacidade de realizar tarefas de forma independente caracteriza as etapas do desenvolvimento já alcançadas pela criança (p. 59).
NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO POTENCIAL (PROXIMAL)
“capacidade de desempenhar tarefas com a ajuda de adultos ou de companheiros mais capazes. Há tarefas que uma criança não é capaz de realizar sozinha, mas que se torna capaz de realizar se alguém lhe der instruções, fizer uma demonstração, fornecer pistas, ou der assistência durante o processo.” (OLIVEIRA, M.K, 1997, p.59).
A partir do NDP e do NDR é que o autor define a ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL, que é a distancia entre o primeiro e o segundo, ou seja, é o “caminho que o individuo vai percorrer para desenvolver funções que estão no processo de amadurecimento e que se tornarão funções consolidadas” (Id, p. 60).
Outro importante cientista que se enquadra se não completamente, mas quase que em sua totalidade no mesmo método de analise utilizado por Vygotsky é Henri Wallon.
Wallon nasceu em Paris, proveniente de uma família politicamente ativa, fato que influenciaria muito sua conduta mais tarde, estudou filosofia e medicina, tendo, assim como o russo de que falei anteriormente sofrido grande influencia das ideias hegelianas e marxistas, o que implicou numa grande importância à figura do outro em sua teoria.
A melhor maneira de comparar e interligar as teorias desses dois grandes cientistas é analisa-las sob o viés educacional. Ambos os autores trabalham com o jogo e a brincadeira como ferramentas da aprendizagem, pois o jogo representa uma atividade lúdica que insere o individuo no meio social. E Vygotsky ‘completa’ essa tese ao defender que o brinquedo cria uma ZPD na criança, é a partir dele que a criança separa o objeto do significado. Eles ainda ressaltam o papel do educador e da escola. Uma vez que representam um papel crucial quanto ao estímulo da ZDP, oferecendo a criança as ferramentas certas na hora certa, para que haja, assim, um bom desenvolvimento. O que pode ser sintetizado pelo enxerto a seguir.
 “O aprendizado, nesta concepção, é o processo fundamental da construção do ser humano. O desenvolvimento da espécie humana e do indivíduo dessa espécie esta, pois, baseado no aprendizado que, para Vygotsky, sempre envolve a interferência, direta ou indireta, de outros indivíduos e a reconstrução pessoal da experiência e dos significados.” (OLIVEIRA, M.K, 1997, p.79).


Bibliografia
DANTAS, P. Para Conhecer Wallon: Uma Psicologia Dialética. Ed. Brasiliense, S. Paulo, 1983.
OLIVEIRA, M.K. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. SP: Scipione, 1997.
LURIA, A.R.; LEONTIEV, A.N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. SP: Ícone, 2001.










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