segunda-feira, 18 de junho de 2012

Relatório Grupo de Educação Ambiental


EDUCAÇÃO AMBIENTAL
                 Aline da Silva Giroux    115984
Camila Vieira Soler        101773
Mariana F. B. Costa      095863
Mayara Bonifácio Rosa  118151
Renata Zanetti Morelli   103951

VYGOTSKY E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
            A educação ambiental se baseia no principio Vygotskyano e Walloniano de que o ensino é parte fundamental do processo de mediação social. Dessa forma, o sujeito não apenas sofre mediação do meio, por meio da educação, como também influência esse meio. Essa via de mão dupla é o que dá sentido á educação ambiental(EA) e nos faz ver o aprendiz como o tijolo da construção de uma sociedade sustentável e mais ambientalmente educada.
            Não nos esqueçamos, porém, que não seria interessante estabelecer um método fixo de EA, uma vez que, de acordo com Vygotsky, precisamos entender a pessoa em seu contexto social e a sua relação com o outro e consigo mesmo para educá-la. A impossibilidade prática de desenvolver um método para cada aprendiz nos leva a crer que este não precisa necessariamente existir como um protocolo, e sim como principios básicos a serem seguidos e trabalhados de acordo com o meio em que o aprendiz está inserido. Ou seja, não se pode trabalhar os mesmo conceitos igualmente com crianças que moram em um centro urbano e crianças que moram em uma comunidade rural, por exemplo.
            Analogamente, devemos considerar o aprendiz como parte ativa do processo de aprendizagem. Precisamos entender não apenas que a aprendizagem nasce da interação do aprendiz com o meio, mas também que os conceitos passados serão incorporados de maneira diferente por cada pessoa. Isso não representa um problema, e sim um fator intrÍnseco do ser humano: a capacidade de tornar próprio o conhecimento passado. Precisamos, apenas, nos atentar para perceber se o essencial não foi deturbado.
            No entanto, da mesma maneira que precisamos ver o sujeito como ativo no processo de ensino/ aprendizagem, precisamos, simultaneamente, ver esse processo como algo que deve ser mediado/ assistido da maneira correta. Daí a necessidade de nos dedicarmos a entender como o ensino/ aprendizagem da educação ambiental ocorre atualmente e que fatores poderíamos trabalhar nesse processo para que ele ocorresse de maneira mais efetiva.
ENSINO INFANTIL
            A vivência referente ao Ensino Infantil ocorreu em uma sala com alunos de cinco anos de uma Escola em Campinas localizada na área rural.
            O ambiente escolar é muito agradável. Por fazer parte de uma área rural da cidade       é notável a presença de uma natureza menos modificada do que se costuma ver na cidade de Campinas. A parte externa da escola conta com um chão de terra, onde as crianças passam grande parte do dia brincando. Árvores e arbustos também fazem parte da paisagem, e com eles uma fauna típica acompanhando. Em vários momentos viam-se crianças          brincando com insetos, geralmente lagartas, e passarinhos, uma cena que, segundo a professora, era rotineira na escola.
            A professora queixou-se sobre a dificuldade de fazer com que os alunos entendam a necessidade de preservar e economizar os recursos. Ela disse que no bairro eles possuem muita fartura de recursos, como água, plantas e até mesmo pequenos animais, e dessa forma não vêem motivo para que sejam preservados. Diante desse fato, vários projetos são realizados na escola para que as crianças atinjam o grau de conscientização desejado.
            Foram realizadas entrevistas com os alunos para saber a visão deles sobre meio ambiente. Devido a idade, apenas três perguntas foram feitas:
1.    Você cuida do meio ambiente?
2.    O que você faz para cuidar dele?
3.    Por que é importante cuidar do meio ambiente?
            No geral foi possível notar que as crianças entendem alguns conceitos importantes de meio ambiente. Para eles o meio ambiente é a natureza, composta por animais e plantas. Eles ainda não incluem conceitos mais sociais , como por exemplo, o lixo, poluição e sustentabilidade, nem tampouco recursos abióticos como a água. Isso provavelmente será melhor trabalhado futuramente, quando as crianças já possuírem uma maturidade pra discutir mais profundamente esse tema.
            Para o Ensino Infantil existem diversas ferramentas que podem ser usadas para se aplicar a Educação Ambiental. Entre essas ferramentas as que destacaram na Escola em que ocorreram as visitas foram a música, e histórias infantis. No geral, tanto as músicas quantos as histórias, usam animais e seus habitats para passar alguma lição de moral, e que geralmente é bem entendida pelas crianças.
ENSINO FUNDAMENTAL I
            Foram observados 8 alunos do 4°ano da Escola Nossa Senhora da Misericórdia, que fica em Campinas. O assunto abordado com os alunos foi a Educação ambiental.
            A escola é bem grande e tem uma boa área verde. Há uma horta na escola, onde os alunos vão frequentemente  e ajudam a cuidar das plantas. Segundo os próprios alunos, eles vão à horta junto com a professora e gostam bastante dessa atividade.  O ambiente escolar agrada a maioria dos alunos, embora alguns tenham dito que prefeririam que houvesse mais árvores na escola.  Eles também disseram que na escola eles têm contato com as plantas e os animais (morcego, formiga, abelha, gafanhoto). Os alunos foram questionados sobre o que é o meio ambiente. Em relação a esta questão, apenas um se ateve a responder o que era o meio ambiente (“Meio ambiente é um lugar onde tem árvores, plantas e outras coisas que Deus criou pra gente”), enquanto os outros relacionaram diretamente o ambiente à poluição. Quando foram questionados sobre a importância de se conservar o meio ambiente todos concordaram que é importante conservar, pois com o ambiente conservado a qualidade de vida fica melhor.  Quando foram questionados sobre o que fazem para ajudar o meio ambiente, todas as respostas estavam relacionadas ao lixo: não jogam lixo no chão, usam os dois lados da folha, separam o lixo reciclável. A maioria também disse que apagam a luz, desligam a TV e fecham a torneira enquanto escovam os dentes. Segundo eles, aprenderam a ajudar o meio ambiente na escola e em casa.
            Também foi feita uma pequena entrevista com a professora da turma. Quando ela foi questionada sobre o que é Educação Ambiental, respondeu que ela está relacionada a mostrar a importância do meio ambiente, e também tratar de assuntos como higiene, saúde e o ambiente onde a criança está inserida e as pessoas com as quais ela se relaciona. A professora disse que não é possível passar tudo sobre Educação Ambiental, mas que o assunto sempre é tratado, mesmo que em pinceladas. Segundo ela, a professora, assim como ela, têm preocupação com a Educação Ambiental, e a escola já até realizou eventos relacionados ao tema. A professora também disse que as crianças entendem o que é passado, e não praticam o que é ensinado apenas para obedecê-la. Ela acredita que as crianças são conscientes em relação à importância do meio ambiente.
ENSINO FUNDAMENTAL II
            Foram observados 27 alunos em uma sala de 7° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal em Itatiba, na Região Metropolitana de Campinas.
Durante as discussões com a sala foi abordado o tema Educação Ambiental e, tanto nas discussões quanto na avaliação das respostas ao questionário sobre o tema, observou-se que as ideias e respostas dos alunos foram maduras e conscientes, mas não demonstraram conhecimento profundo.
            Quando questionados sobre a definição de Meio Ambiente, o termo conscientização como resposta foi surpreendente, pois demonstrou a profundidade do significado para o aluno. As respostas que diziam respeito à natureza, florestas e seres vivos foram recorrentes. Sobre o ambiente escolar, observou-se a presença de vasos grandes de plantas e um jardim a que os alunos têm acesso durante o intervalo, a escola também apresentava boa iluminação interna, inclusive natural, mas os alunos reclamaram sobre o ambiente apertado e sugeriram que fosse mais amplo e arejado.
            Com relação ao papel da escola na EA, vêm sendo realizados trabalhos e programas propostos pela Prefeitura que visam a incorporação das ideias aos alunos, com o objetivo de formar cidadãos responsáveis e conscientes. Aos olhos dos alunos os professores se importam com o meio ambiente, ensinam e dão exemplo de boas ações nesse sentido. Os alunos relatam que os pais também são bons exemplos, e que eles têm contato não apenas com a civilização, mas com a natureza em termos domésticos e selvagens. Ressaltam, porém, que a Educação Ambiental deveria ser trabalhada mais enfaticamente na escola.
            Também foi evidenciado o conhecimento dos alunos a respeito da importância da preservação e conservação do meio, principalmente em relação à reciclagem. No entanto, ao observar se as ideias foram incorporadas pelos alunos na prática, percebeu-se que esse conhecimento não vai muito além da teoria. Em casa muitos alunos dizem praticar coleta seletiva de materiais, mas na rua ou na escola eles não parecem refletir sobre a importância do cuidado com o ambiente antes de jogar embalagens de alimentos e doces em qualquer lugar, mesmo fora da lata de lixo.
            Concluindo, observou-se que o ensino de educação ambiental está sendo trabalho de modo satisfatório, mas que é necessário que esse trabalho seja continuo e profundo, para que haja de fato a assimilação do conhecimento pelos alunos, e não apenas dos conceitos, pois assim o aprendizado acrescentará recursos para sua formação como indivíduo.
ENSINO MÉDIO
As observações referentes ao Ensino Médio foram feitas em duas escolas, uma privada e outra pública, de Tietê - SP, em horários fora de aula. Os alunos foram questionados segundo o roteiro abaixo:
·         O que é Meio Ambiente e como se define Educação Ambiental?  Qual a sua importância?
·         O espaço físico da escola é satisfatório aos alunos? É importante para  a noção de  Educação Ambiental?
·         A escola e os professores se preocupam com esse conteúdo?
·         As noções de educação ambiental também vêm de casa?
Alguns comentários foram relevantes para concluir que a educação ambiental não é corretamente ensinada aos alunos, pois a maioria não conseguiu definir com êxito o contexto desse tema, e todos afirmaram que receberam mais informações sobre esse assunto através da educação familiar do que na própria escola. Outra evidência é a de que em ambos as instituições não possuíam lixeiras próprias para coleta seletiva, uma prática comumente associada à educação ambiental.
Notou-se que não há a aplicação desse ensino em todas as disciplinas, muito pouco até mesmo nas aulas de Biologia e Sociologia. Isso prejudica a formação dos alunos como indivíduos sustentáveis.
CRÍTICAS A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
            As observações das escolas e de como os docentes e discentes veem a EA e os assuntos relacionados ao meio ambiente nos levaram a perceber alguns aspectos importantes, aos quais precisamos dar atenção se quisermos pensar em uma educação ambiental mais efetiva.
            Percebemos que as escolas que desenvolvem a EA o fazem em momentos específicos, de forma que não há uma continuidade do processo. Acreditamos, no entanto, que a EA seria mais efetiva se fosse feita com pequenos comentários diários e/ou pequenas praticas semanais, por exemplo, ao invés de grandes práticas isoladas, que acabam sendo esquecidas.
            Além disso, é comum que o discurso do docente com relação á EA não esteja coerente com a sua prática ou até com a prática da própria escola. Acreditamos que isso gera um descrédito por parte dos alunos, em relação á tudo que está sendo ensinado. É, portanto, necessário que haja uma mobilização de todos para que o que esteja sendo ensinado faça parte de uma prática cotidiana da instituição e de todos que pertencem a ela.
            A atribuição da responsabilidade de ensinar EA á matéria de biologia ou ciências também foi bastante identificada. No entanto, acreditamos que a EA pode e deve ser ensinada e praticada em qualquer disciplina, já que está relacionada a tudo aquilo que é externo ao aprendiz, ou seja, ao seu meio ambiente.
REFERÊNCIAS
ENCARNAÇÃO, F. L. 2007. A educação Ambiental. Revista Urutaguá – revista acadêmica multidisciplinar (DCS/UEM). http://www.urutagua.uem.br/012/12encarnacao.htm (acessado em 4 de junho de 2012)

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