EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Aline da Silva Giroux 115984
Camila Vieira Soler 101773
Mariana F. B. Costa 095863
Mayara Bonifácio Rosa 118151
Renata Zanetti Morelli 103951
VYGOTSKY E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A educação ambiental se baseia no principio Vygotskyano e Walloniano de que o ensino é parte fundamental do processo de mediação social. Dessa forma, o sujeito não apenas sofre mediação do meio, por meio da educação, como também influência esse meio. Essa via de mão dupla é o que dá sentido á educação ambiental(EA) e nos faz ver o aprendiz como o tijolo da construção de uma sociedade sustentável e mais ambientalmente educada.
Não nos esqueçamos, porém, que não seria interessante estabelecer um método fixo de EA, uma vez que, de acordo com Vygotsky, precisamos entender a pessoa em seu contexto social e a sua relação com o outro e consigo mesmo para educá-la. A impossibilidade prática de desenvolver um método para cada aprendiz nos leva a crer que este não precisa necessariamente existir como um protocolo, e sim como principios básicos a serem seguidos e trabalhados de acordo com o meio em que o aprendiz está inserido. Ou seja, não se pode trabalhar os mesmo conceitos igualmente com crianças que moram em um centro urbano e crianças que moram em uma comunidade rural, por exemplo.
Analogamente, devemos considerar o aprendiz como parte ativa do processo de aprendizagem. Precisamos entender não apenas que a aprendizagem nasce da interação do aprendiz com o meio, mas também que os conceitos passados serão incorporados de maneira diferente por cada pessoa. Isso não representa um problema, e sim um fator intrÍnseco do ser humano: a capacidade de tornar próprio o conhecimento passado. Precisamos, apenas, nos atentar para perceber se o essencial não foi deturbado.
No entanto, da mesma maneira que precisamos ver o sujeito como ativo no processo de ensino/ aprendizagem, precisamos, simultaneamente, ver esse processo como algo que deve ser mediado/ assistido da maneira correta. Daí a necessidade de nos dedicarmos a entender como o ensino/ aprendizagem da educação ambiental ocorre atualmente e que fatores poderíamos trabalhar nesse processo para que ele ocorresse de maneira mais efetiva.
ENSINO INFANTIL
A vivência referente ao Ensino Infantil ocorreu em uma sala com alunos de cinco anos de uma Escola em Campinas localizada na área rural.
O ambiente escolar é muito agradável. Por fazer parte de uma área rural da cidade é notável a presença de uma natureza menos modificada do que se costuma ver na cidade de Campinas. A parte externa da escola conta com um chão de terra, onde as crianças passam grande parte do dia brincando. Árvores e arbustos também fazem parte da paisagem, e com eles uma fauna típica acompanhando. Em vários momentos viam-se crianças brincando com insetos, geralmente lagartas, e passarinhos, uma cena que, segundo a professora, era rotineira na escola.
A professora queixou-se sobre a dificuldade de fazer com que os alunos entendam a necessidade de preservar e economizar os recursos. Ela disse que no bairro eles possuem muita fartura de recursos, como água, plantas e até mesmo pequenos animais, e dessa forma não vêem motivo para que sejam preservados. Diante desse fato, vários projetos são realizados na escola para que as crianças atinjam o grau de conscientização desejado.
Foram realizadas entrevistas com os alunos para saber a visão deles sobre meio ambiente. Devido a idade, apenas três perguntas foram feitas:
1. Você cuida do meio ambiente?
2. O que você faz para cuidar dele?
3. Por que é importante cuidar do meio ambiente?
No geral foi possível notar que as crianças entendem alguns conceitos importantes de meio ambiente. Para eles o meio ambiente é a natureza, composta por animais e plantas. Eles ainda não incluem conceitos mais sociais , como por exemplo, o lixo, poluição e sustentabilidade, nem tampouco recursos abióticos como a água. Isso provavelmente será melhor trabalhado futuramente, quando as crianças já possuírem uma maturidade pra discutir mais profundamente esse tema.
Para o Ensino Infantil existem diversas ferramentas que podem ser usadas para se aplicar a Educação Ambiental. Entre essas ferramentas as que destacaram na Escola em que ocorreram as visitas foram a música, e histórias infantis. No geral, tanto as músicas quantos as histórias, usam animais e seus habitats para passar alguma lição de moral, e que geralmente é bem entendida pelas crianças.
ENSINO FUNDAMENTAL I
Foram observados 8 alunos do 4°ano da Escola Nossa Senhora da Misericórdia, que fica em Campinas. O assunto abordado com os alunos foi a Educação ambiental.
A escola é bem grande e tem uma boa área verde. Há uma horta na escola, onde os alunos vão frequentemente e ajudam a cuidar das plantas. Segundo os próprios alunos, eles vão à horta junto com a professora e gostam bastante dessa atividade. O ambiente escolar agrada a maioria dos alunos, embora alguns tenham dito que prefeririam que houvesse mais árvores na escola. Eles também disseram que na escola eles têm contato com as plantas e os animais (morcego, formiga, abelha, gafanhoto). Os alunos foram questionados sobre o que é o meio ambiente. Em relação a esta questão, apenas um se ateve a responder o que era o meio ambiente (“Meio ambiente é um lugar onde tem árvores, plantas e outras coisas que Deus criou pra gente”), enquanto os outros relacionaram diretamente o ambiente à poluição. Quando foram questionados sobre a importância de se conservar o meio ambiente todos concordaram que é importante conservar, pois com o ambiente conservado a qualidade de vida fica melhor. Quando foram questionados sobre o que fazem para ajudar o meio ambiente, todas as respostas estavam relacionadas ao lixo: não jogam lixo no chão, usam os dois lados da folha, separam o lixo reciclável. A maioria também disse que apagam a luz, desligam a TV e fecham a torneira enquanto escovam os dentes. Segundo eles, aprenderam a ajudar o meio ambiente na escola e em casa.
Também foi feita uma pequena entrevista com a professora da turma. Quando ela foi questionada sobre o que é Educação Ambiental, respondeu que ela está relacionada a mostrar a importância do meio ambiente, e também tratar de assuntos como higiene, saúde e o ambiente onde a criança está inserida e as pessoas com as quais ela se relaciona. A professora disse que não é possível passar tudo sobre Educação Ambiental, mas que o assunto sempre é tratado, mesmo que em pinceladas. Segundo ela, a professora, assim como ela, têm preocupação com a Educação Ambiental, e a escola já até realizou eventos relacionados ao tema. A professora também disse que as crianças entendem o que é passado, e não praticam o que é ensinado apenas para obedecê-la. Ela acredita que as crianças são conscientes em relação à importância do meio ambiente.
ENSINO FUNDAMENTAL II
Foram observados 27 alunos em uma sala de 7° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal em Itatiba, na Região Metropolitana de Campinas.
Durante as discussões com a sala foi abordado o tema Educação Ambiental e, tanto nas discussões quanto na avaliação das respostas ao questionário sobre o tema, observou-se que as ideias e respostas dos alunos foram maduras e conscientes, mas não demonstraram conhecimento profundo.
Quando questionados sobre a definição de Meio Ambiente, o termo conscientização como resposta foi surpreendente, pois demonstrou a profundidade do significado para o aluno. As respostas que diziam respeito à natureza, florestas e seres vivos foram recorrentes. Sobre o ambiente escolar, observou-se a presença de vasos grandes de plantas e um jardim a que os alunos têm acesso durante o intervalo, a escola também apresentava boa iluminação interna, inclusive natural, mas os alunos reclamaram sobre o ambiente apertado e sugeriram que fosse mais amplo e arejado.
Com relação ao papel da escola na EA, vêm sendo realizados trabalhos e programas propostos pela Prefeitura que visam a incorporação das ideias aos alunos, com o objetivo de formar cidadãos responsáveis e conscientes. Aos olhos dos alunos os professores se importam com o meio ambiente, ensinam e dão exemplo de boas ações nesse sentido. Os alunos relatam que os pais também são bons exemplos, e que eles têm contato não apenas com a civilização, mas com a natureza em termos domésticos e selvagens. Ressaltam, porém, que a Educação Ambiental deveria ser trabalhada mais enfaticamente na escola.
Também foi evidenciado o conhecimento dos alunos a respeito da importância da preservação e conservação do meio, principalmente em relação à reciclagem. No entanto, ao observar se as ideias foram incorporadas pelos alunos na prática, percebeu-se que esse conhecimento não vai muito além da teoria. Em casa muitos alunos dizem praticar coleta seletiva de materiais, mas na rua ou na escola eles não parecem refletir sobre a importância do cuidado com o ambiente antes de jogar embalagens de alimentos e doces em qualquer lugar, mesmo fora da lata de lixo.
Concluindo, observou-se que o ensino de educação ambiental está sendo trabalho de modo satisfatório, mas que é necessário que esse trabalho seja continuo e profundo, para que haja de fato a assimilação do conhecimento pelos alunos, e não apenas dos conceitos, pois assim o aprendizado acrescentará recursos para sua formação como indivíduo.
ENSINO MÉDIO
As observações referentes ao Ensino Médio foram feitas em duas escolas, uma privada e outra pública, de Tietê - SP, em horários fora de aula. Os alunos foram questionados segundo o roteiro abaixo:
· O que é Meio Ambiente e como se define Educação Ambiental? Qual a sua importância?
· O espaço físico da escola é satisfatório aos alunos? É importante para a noção de Educação Ambiental?
· A escola e os professores se preocupam com esse conteúdo?
· As noções de educação ambiental também vêm de casa?
Alguns comentários foram relevantes para concluir que a educação ambiental não é corretamente ensinada aos alunos, pois a maioria não conseguiu definir com êxito o contexto desse tema, e todos afirmaram que receberam mais informações sobre esse assunto através da educação familiar do que na própria escola. Outra evidência é a de que em ambos as instituições não possuíam lixeiras próprias para coleta seletiva, uma prática comumente associada à educação ambiental.
Notou-se que não há a aplicação desse ensino em todas as disciplinas, muito pouco até mesmo nas aulas de Biologia e Sociologia. Isso prejudica a formação dos alunos como indivíduos sustentáveis.
CRÍTICAS A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
As observações das escolas e de como os docentes e discentes veem a EA e os assuntos relacionados ao meio ambiente nos levaram a perceber alguns aspectos importantes, aos quais precisamos dar atenção se quisermos pensar em uma educação ambiental mais efetiva.
Percebemos que as escolas que desenvolvem a EA o fazem em momentos específicos, de forma que não há uma continuidade do processo. Acreditamos, no entanto, que a EA seria mais efetiva se fosse feita com pequenos comentários diários e/ou pequenas praticas semanais, por exemplo, ao invés de grandes práticas isoladas, que acabam sendo esquecidas.
Além disso, é comum que o discurso do docente com relação á EA não esteja coerente com a sua prática ou até com a prática da própria escola. Acreditamos que isso gera um descrédito por parte dos alunos, em relação á tudo que está sendo ensinado. É, portanto, necessário que haja uma mobilização de todos para que o que esteja sendo ensinado faça parte de uma prática cotidiana da instituição e de todos que pertencem a ela.
A atribuição da responsabilidade de ensinar EA á matéria de biologia ou ciências também foi bastante identificada. No entanto, acreditamos que a EA pode e deve ser ensinada e praticada em qualquer disciplina, já que está relacionada a tudo aquilo que é externo ao aprendiz, ou seja, ao seu meio ambiente.
REFERÊNCIAS
ENCARNAÇÃO, F. L. 2007. A educação Ambiental. Revista Urutaguá – revista acadêmica multidisciplinar (DCS/UEM). http://www.urutagua.uem.br/012/12encarnacao.htm (acessado em 4 de junho de 2012)
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