segunda-feira, 4 de junho de 2012


Análise crítica - Lev Vygotsky

Mariana Fernandes de Britto Costa
RA:096563

            Vygotsky, assim como Piaget,  acreditava que o desenvolvimento de um indivíduo se dá a partir da sua interação com o meio. Para estudar a forma como o desenvolvimento acontece, Vygotsky, que nasceu e cresceu em uma família que lhe proporcionou um certo conforto, e teve suas teorias embasadas em Marx ( VAN DER VEER, R. & VALSINER, J. 2001), criou quatro planos genéticos de desenvolvimento. Marta Kohl os descreve da seguinte forma:
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Filogênese: conta a história da espécie humana, definindo os limites e a capacidade psicológica dessa espécie no geral. (Ex: somos bípedes e não podemos voar).
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Ontogênese: mostra uma sequência de desenvolvimento que todo indivíduo da espécie passa. (Ex: o bebê quando nasce fica apenas na posição deitada, depois aprender a sentar, engatinhar e por fim a andar).
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Sociogênese: o funcionamento psicológico sofre influência do funcionamento cultural no qual o indivíduo está inserido.
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Microgênese: cada fenômeno psicológico tem a sua própria história, "sendo uma porta aberta no desenvolvimento para o não determinismo".
            Tentando entender melhor a filogênese humana, Vygotsky encontrou os trabalhos de Koehler e Yerkes com primatas, relatados pelo próprio Vygotsky na sua publicação "in Pensamento e Linguagem". Nesses trabalhos notou-se que os primatas apresentam um intelecto um pouco mais desenvolvido, podendo resolver alguns problemas ou fazer e utilizar instrumentos, porém, apesar de terem o pensamento, não são capazes de desenvolver a linguagem, ficando portanto, numa fase pré-linguistica da evolução do pensamento, sendo um processo independente da linguagem. Dessa forma, segundo Marta Kohl em seu texto pensamento e linguagem, a linguagem e o pensamento possuem trajetórias separadas, e quando essas trajetórias se encontram o pensamento se torna verbal e a linguagem intelectual, transformando o biológico em sócio-histórico.
            Diferindo novamente de Piaget, Vygotsky dá um significado bastante importante para a fala egocêntrica. Enquanto Piaget se referia a fala egocêntrica apenas como estados mentais individuais, Vygotsky usa dessa fala como um instrumento de internalização e organização do pensamento. O significado das palavras também tem um papel importante para o pensamento, onde ocorre a intersecção entre o pensamento e a linguagem.
            Existem diversos exemplos em que o pensamento ocorre separadamente da linguagem em seres humanos, dando ainda mais veracidade às teorias Vygotskianas. Casos como o de Kasper Hauser, O menino lobo, e o caso da menina Helen, mostrado no filme O milagre de Anne Sullivan,  mostram que as pessoas, mesmo quando não possuem a linguagem, conseguem desenvolver o pensamento, porém esse pensamento dá um salto qualitativo quando conseguem desenvolver a linguagem.
            Henri Wallon, nascido em 1879 na França, foi outro estudioso do desenvolvimento. Segundo Almeida, Wallon estuda a pessoa de forma completa, analisando seus domínios afetivos, cognitivos e motor de forma integrada. E seu projeto em conjunto com Langevin, Wallon propõem construir uma educação mais justa para uma sociedade mais justa, baseadas em quatro princípios: justiça, Dignidade igual de todas as ocupações, Orientação e Cultura Geral. Ainda no texto de Almeida, vemos que para Wallon o professor assume um importante papel  na travessia do aluno de criança a adulto, tendo como ponto principal o respeito ao aluno.
            Segundo Dantas, a gênese da inteligência para Wallon é geneticamente social, definindo a partir dai cinco estágios de desenvolvimento:
<!--[if !supportLists]-->1.    <!--[endif]-->Impulsivo-emocional (de 0 a 1 ano).
<!--[if !supportLists]-->2.    <!--[endif]-->Sensório-motor e progressivo (de 2 a 3 anos).
<!--[if !supportLists]-->3.    <!--[endif]-->Personalismo (de 3 a 6 anos)
<!--[if !supportLists]-->4.    <!--[endif]-->Estágio categorial (de 6 anos até a adolescência)
<!--[if !supportLists]-->5.    <!--[endif]-->Adolescência (da adolescência até a fase adulta)
            Diante das teorias vistas com Vygotsky e Wallon, foi possível enxergar uma função mais social da escola que devem se fortemente consideradas em nossas práticas educativas. O aluno deve ser visto não só como construtor do seu próprio conhecimento, como diz Piaget, mas como um ser social, que se desenvolve embasado em uma sociedade e uma cultura, que devem ser levados em consideração durante o desenvolvimento das aulas aplicadas a eles.





Nenhum comentário:

Postar um comentário