domingo, 3 de junho de 2012

Arte, Criatividade e Imaginação nas escolas - algumas questões


Hi, lovely readers!
O post de hoje é sobre algumas observações interessantes quanto às visitas realizadas em algumas escolas feitas pelo grupo Arte, Criatividade e  Imaginação.
Visitamos três escolas, nestas conversamos com cinco alunos de sete séries diferentes (Educação Infantil, 1º, 4º, 5º, 6º, 7º e 8º anos).
Escolhemos faixas etárias diversificadas propositalmente, de modo a conhecer até que ponto os alunos se diferem em relação ao pensamento.
Os resultados obtidos foram deveras interessantes! 
Nosso objetivo foi o de refletir juntamente com os aprendizes sobre o quanto a imaginação e a criatividade são trabalhadas nas escolas e como estas se inserem na vida cotidiana de cada um deles. Parece que foi a primeira vez que os alunos pararam para pensar sobre o que é imaginação e criatividade. Fizemos perguntas sobre a escrita, o desenho, as aulas de arte e de um modo geral, sobre a escola.
Para uma prévia do que será apresentado no nosso seminário (dia 13 de Junho), apresentamos algumas das observações mais curiosas que fizemos diante dos alunos super criativos que entrevistamos:

- A escola não é muito apreciada
- O que os alunos mais gostam, na escola, é o intervalo 
- Não há liberdade de criação.
- Os alunos são extremamente criativos.
- Os alunos não possuem uma noção bem definida do que é imaginação e criatividade (e nem do que seria o incentivo).
- Para os alunos, artista é aquele da televisão. 
- Escrever bem é ter letra bonita e escrever certo. 
- Não conseguem articular muito bem a lógica à criatividade, em seus dizeres.
- Inserem seu potencial criativo em outras coisas, como por exemplo, cantar Michel Teló, dançar ou expressar-se através da internet. 
- A mídia influencia os alunos.
- Na escola, a subjetividade dos alunos é bloqueada.


Sob a luz de Vygotsky, sobretudo, abordamos a questão da Arte na escola,  não se trata apenas da disciplina "Arte", mas da Arte como criação, imaginação, modo de expressão. Aliás, podemos dizer que a Arte é muito mais que uma simples expressão, a Arte é transformação, liberdade. 
O que fazer quando descobrimos que a escola bloqueia o potencial criativo dos alunos? Como tal potencial é utilizado pelos mesmos? 

É o que veremos nos próximos posts do grupo.

"A arte, deste modo, surge inicialmente como o mais forte instrumento na luta pela existência(...)" VYGOTSKY


* Por Thaís Tiemi Yamasaki

Nenhum comentário:

Postar um comentário