quarta-feira, 13 de junho de 2012

Vídeos* Arte, Criatividade e Imaginação

Hi my readers! Aqui estão alguns vídeos acerca do papel da arte, criatividade e imaginação e como estas são trabalhadas na escola, no mundo etc.


1- A narrativa infantil
Neste vídeo, crianças de 3 a 6 anos narram fatos vividos, imaginados e uma mistura deles em conversa com Monique Deheinzelin. A a educadora comenta essas falas baseando-se nos estudos sobre o desenvolvimento da narrativa infantil.


2- O desenho infantil
O vídeo mostra crianças de 3 a 5 anos que desenham equanto falam sobre suas produções. O desenvolvimento de desenho infantil é pontuado também pela educadora Monique Deheinzelin.




3- Mudando Paradigmas na Educação
Animação adaptada de uma palestra dada na RSA por Sir Ken Robinson, especialista em educação e criatividade mundialmente reconhecido.


4- As escolas matam a criatividade?
Neste video  Ken Robinson aborda algumas temáticas relacionadas ao ensino e à criatividade.



5- De onde vem as boas ideias?
Steven Johnson estudou a origem das boas ideias e chegou a conclusões interessantes a respeito de ideias, inovação e criatividade sobre o que fala neste vídeo.




"Tudo o que edifica a fantasia influi reciprocamente em nossos sentimentos, e ainda que essa construção em si não concorde com a realidade, todos os sentimentos que ela provoca são reais e efetivamente vividos pelo ser humano que os experimenta”   Vygotsky

Nenhum comentário:

Postar um comentário