segunda-feira, 4 de junho de 2012

Análise crítica da teoria histórico cultural de Vygotsky e Wallon


Perspectiva histórico-cultural de Vygotsky Wallon e importantes implicações para o ensino
Josiane de Cássia Matias dos Santos – RA: 119652
Lev Semynovich Vygotsky nascido em Orsha, no dia 5 de novembro de 1896 e falecido em 11 de junho de 1934 de tuberculose, estudou medicina e direito, mas formou-se efetivamente em história e filosofia. Lev Vygotsky foi um renomado estudioso no campo das ideias educacionais. (VAN DER VEIR et.al).
Buscando responder a sua grande questão, como é que o homem se diferencia de todos os outros animais - como o homem consegue sair de seu estado biológico para o social, Vygotsky elaborou um novo campo da psicologia, a psicologia social.
Nesse sentido, Lev Vygotsky emprega grande importância ao meio em que o indivíduo vive e na interação com o outro. Essa abordagem é coerente com os fatos observados em nossa sociedade, visto que um indivíduo modela sua personalidade e comportamentos a partir das situações vivenciadas. Por exemplo, o desempenho de um aluno em sala de aula é muito relativo e, às vezes, reflexos do que acontece em sua casa; neste caso a relação familiar vai determinar o comportamento da criança.
Além disso, a cultura em que o sujeito está inserido vai embasar o desenvolvimento de sua linguagem e do seu pensamento. Através dessa abordagem percebe-se que um sujeito privado de ter contato com a linguagem terá seu desenvolvimento nesses aspectos comprometidos, por outro lado, quanto maior o estímulo que receber maior será seu desenvolvimento. A união entre o pensamento e a linguagem vai se dar a partir necessidade de realizar o trabalho, atividade exclusiva dos humanos (OLIVEIRA, 1997).
Em relação ao desenvolvimento e aprendizado tratado por esse estudioso, é apresentado o conceito de zona de desenvolvimento proximal (ZDP), essa zona é a distância entre a capacidade da criança de agir sozinha, nível de desenvolvimento real (NDR), e o nível de desenvolvimento potencial (NDP), nível em que a criança precisa de auxílio/ orientação para realizar algo (OLIVEIRA, 1997). É na zona de desenvolvimento que a criança precisará de uma mediação com qualidade para estimular a aprendizagem. Nessa perspectiva a escola (o professor) exerce uma grande função, pois precisará balizar o ensino através da aprendizagem determinada pelo sujeito, isto é, a mediação terá que considerar que se ensinar algo muito além da capacidade do sujeito, este perderá o interesse. Mas se ensinar apenas o que o sujeito já sabe, além de limitar a aprendizagem, propiciará a desmotivação. Por isso, é importante manter o equilíbrio neste sentido.
Assim como Vygotsky acredita que a interação com o outro é fundamental para a inteligência, outro estudioso da psicologia - Henri Wallon, nascido em 15 de junho de 1879, defendia que o desenvolvimento  acontecia de fora para dentro, ou seja, do social até a consciência de si. Diante disso, há os conflitos, pois o indivíduo nunca encontrará o equilíbrio completo, apesar de procurá-lo, estará sempre se desenvolvendo.
Wallon define em sua teoria os estágios de desenvolvimento dos sujeitos. Assim, conforme afirma Oliveira (pág. 77-78), é relevante que se considere cada fase de desenvolvimento, com diferentes métodos pedagógicos de acordo com a idade de formação, respeitando as formas de pensamento e afetividade de cada estágio, para garantir um bom desempenho na aprendizagem.
Dessa forma, é responsabilidade do professor/de quem educará a criança adaptar ao ensino às necessidades da criança, visto que estas variam de acordo com o social de cada uma. Não podendo este educador esquecer que é exemplo para a criança e, certamente, terá suas atitudes reproduzidas e até mesmo poderá contagiar seus alunos pela afetividade, sendo ela positiva ou não. Lembro que, quando estava em idade pré-escolar, tinha uma professora que excedia com frequência o tom de voz e brincando de escolinha eu também gritava bastante com meus supostos alunos.
Além disso, a teoria walloniana trata a pessoa completa através dos campos funcionais: afetividade, motricidade e inteligência. Assim, Wallon aborda o papel da escola no sentido de que a instituição de ensino precisar ser capacitada para lidar com as diferenças entre as pessoas integrando estas variáveis, uma vez que não é possível que uma pessoa chegue ao ápice de todos os aspectos dos campos funcionais.
Em suma, as teorias de Lev Vygotsky e Wallon são abordagens muito importantes no campo educacional, mas de acordo com as observações das atividades práticas é necessário que elas sejam sempre retomadas à medida que nos deparamos com alguma situação nova e que, portanto, precisa ser analisada; pois é fundamental que a prática e a teoria andem juntas.


Referências bibliográficas
ALMEIDA, L. R. Henri Wallon: Psicologia e Educação. Conclusão Wallon e a Educação.
OLIVEIRA, M. K. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. SP: Scipione, 1997.
VEIR, R. V. D. et.al. Vygotsky: Uma síntese. Ed. Loyola.


Nenhum comentário:

Postar um comentário