domingo, 27 de maio de 2012


Resenha crítica – Lev Vygotsky


Renata Zanetti Morelli –  RA: 103951

                Na construção da sua teoria, Vygotsky se inspira na dialética de Marx e na filosofia monista de Espinosa. Sobre o desenvolvimento, Vygotsky acredita que o sujeito é um agente ativo sobre seu desenvolvimento, que ocorre em um contexto que não é escolhido por ele. Para este pensador, o desenvolvimento humano caminha para sua maior complexidade.
                Para Vygotsky, desde o nascimento do indivíduo o desenvolvimento está vinculado ao aprendizado, sendo este um aspecto necessário e universal para tal processo.  Existe o desenvolvimento sem a aprendizagem, que corresponde à maturação biológica, mas apenas o aprendizado é capaz de despertar os processos internos do desenvolvimento. Este aprendizado se dá pelas relações do indivíduo com o meio e com outros indivíduos. Sendo assim, o desenvolvimento do indivíduo está atrelado ao ambiente no qual ele vive, bem como às suas relações sociais (Desenvolvimento e Aprendizado – Marta Kohl).
                Vygotsky também propõe que a criança tem um desenvolvimento ideal e um potencial. O primeiro corresponde a etapas já alcançadas no seu desenvolvimento, a tarefas que ela consegue realizar sem ajuda, e o segundo, ao desenvolvimento que a criança pode atingir, a tarefas que ela consegue realizar com a ajuda de um adulto. A partir destes dois níveis de desenvolvimento, Vygotsky propõe a zona de desenvolvimento proximal, que corresponde à distância entre o desenvolvimento real e o potencial. Sendo assim, ela corresponde ao caminho que o indivíduo deve percorrer para amadurecer suas habilidades. É nesta zona que a influência do outro indivíduo é extremamente transformadora, e justamente neste ponto que a escola, atuando como o outro indivíduo, deve agir, buscando fazer com que a criança avance na sua compreensão de mundo a partir do que já é consolidado para ela. Uma boa aprendizagem torna possível que este desenvolvimento potencial se torne real, ou seja, faz com que o indivíduo avance.  Outro ponto que ajuda na passagem do desenvolvimento ideal para o potencial é o objeto concreto, um mediador muito importante, fundamental para que a criança aprenda (Desenvolvimento e Aprendizado – Marta Kohl). Além disso, a interação da criança com outras crianças de idades diferentes também é um fato propulsor do desenvolvimento. Por conta disso, uma sala heterogênea é um ponto positivo para todas as crianças, já que elas acabam se ajudando.
                Outras maneiras de mediação são o instrumento e o símbolo.  Através do símbolo o homem consegue significar o mundo. Os instrumentos, por sua vez, são maneiras de interagir com o meio utilizado tanto por homens quanto por animais. No entanto, os homens, diferentemente dos animais, são capazes de internalizar estes instrumentos, que passam a ser psicológicos (signos). Um outro instrumento que Vygotsky propõe para a aprendizagem é a imitação, que não é apenas uma cópia do modelo, mas sim uma reconstrução individual daquilo que é observado.
                Outro ponto interessante a se destacar na teoria de Vygotsky é a abordagem que ele dá ao pensamento e a linguagem. Para ele, pensamento e fala, embora se cruzem durante a evolução de cada uma, não progridem paralelamente. Vygotsky, assim como Piaget, acredita que o pensamento existe mesmo quando a linguagem ainda não é presente, mas também propõe que com o aparecimento da linguagem, o pensamento passa a progredir de uma maneira muito mais acelerada. Aliás, este é um ponto que Vygotsky acredita ser diferente entre o homem e os outros animais: nestes, embora haja um pensamento e até certo ponto uma linguagem emocional, não há uma linguagem verbal propriamente dita, sendo apenas o homem capaz de desenvolver tal habilidade (Pensamento e Linguagem). No entanto, vale ressaltar que o desenvolvimento da linguagem não é inato, sendo muito dependente do meio no qual o sujeito está inserido e nas suas relações com os outros, isto é, a linguagem é social desde sempre. Vale lembrar que para Vygotsky a linguagem não se limita a fala, podendo ser também qualquer forma ou objeto.
                                Notamos que a teoria Vygotskyana se refere basicamente ao desenvolvimento humano e ás características deste ser que o diferenciam dos outros seres vivos. Algumas de suas ideias podem ser aplicadas em sala de aula, visando uma educação que busca não apenas transmitir conhecimento às crianças, mas também fazer com que ela se desenvolva enquanto ser humano. 

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