sexta-feira, 18 de maio de 2012

Dica de livro: A Casa dos Macacos

Olá pessoal!

Gostaria de dividir com vocês uma dica de leitura. É o livro "A Casa dos Macacos", de Sara Gruen, da Editora Record.


Apesar de ser um romance (por sinal, muito empolgante!), o livro trata de um estudo científico realizado em Iowa, Estados Unidos, mais especificamente no Great Ape Trust, onde desenvolvem um trabalho com macacos muito inteligentes, da espécie bonobo, com os quais testam a aquisição de linguagem e congnição. Os pesquisadores ensinaram aos macacos a Língua Americana de Sinais, possibilitando diálogos. Para nós que estamos estudando Vygotsky e a relação entre pensamento e linguagem, essa pesquisa é um verdadeiro "cutucão" na teoria e que poderíamos discutir.
Abaixo transcrevo um trecho da nota da autora, ao final do livro, sobre a experiência que teve com estes macacos:

"A experiência foi assombrosa. Até hoje não consigo pensar nela sem sentir calafrios. Não é possível manter uma conversacom um macaco, em mesmo olhá-lo nos olhos, sem sentir-se mudado. Fiquei com eles até o final do dia, quando tive que ser arrastada de lá, tamanho era meu divertimento. Mais tarde me disseram que no dia seguinte Panbanisha disse a um dos cientistas: 'Onde está Sara? Construir ninho para ela. Quando ela volta?'.
A maioria das conversas entre bonobos e humanos neste livro se baseia em conversas reais com grandes macacos."

A autora indica, a quem quiser saber mais sobre o assunto, visitar o site do Great Ape Trust (www.greatapetrust.org) e do Friends of Bonobos (www.friendsofbonobos.org).

Fica a dica!
beijo!

Daniela Bento


Um comentário: