terça-feira, 15 de maio de 2012

A criatividade que escapa da escola

Nós, do grupo responsável por trabalhar o tema "Arte, Imaginação e Criatividade" buscamos observar como tais coisas são abordadas nas escolas, será que a imaginação do aluno é incentivada? Até que ponto? Ao que parece, num primeiro momento de contato com alguns alunos, a criatividade mostra-se limitada, são poucos os espaços disponibilizados para que o aluno se expresse. A partir de certo momento, a imaginação acaba ficando como segundo plano. Mas, há algo de inquietante no ser humano, ele PRECISA mostrar sua criatividade, precisa imaginar. Desta forma, alguns alunos encontram um meio de deixar a criatividade e a imaginação fluírem. Nas redes sociais, pode-se perceber o modo como isso ocorre, o potencial criativo do aluno é visível. Como ilustração, seguem exemplos:

Para ver as imagens em tamanho maior, basta clicar em cima destas (:




Estas imagens foram retiradas da rede social "Tumblr", onde o usuário pode "reblogar - repassar" imagens, textos, vídeos etc. Certa vez, fiz um trabalho acerca da expressão dos alunos através das redes sociais, e é no Tumblr onde se encontram os maiores exemplos de criatividade dos mesmos. O nosso grupo discutirá mais a respeito disso, durante o seminário do dia 13/06.
Achei interessante escrever esse post para mostrar que enquanto muitas escolas limitam a imaginação, os alunos inserem toda a criatividade reprimida em coisas assim, expressando revolta contra o sistema de ensino.
É claro, que há outras criações, que nada dizem sobre a escola, mas mostram um pouco do aluno, escreverei outro post para mostrar isto.
De uma coisa podemos ter certeza, imaginação e criatividade não faltam! A escola deveria explorar mais o potencial criativo dos sujeitos. No entanto, a ironia é que para fazer esses posts, por exemplo, os alunos usaram conhecimento aprendido na escola! Com posts assim, talvez eles nem percebam, mas mostram que sim, entenderam a matéria! Como a equação:" aula+sono²+fome = Eu". Pode-se perceber nesta, que o aluno entendeu a proporção, a ideia geral do que é uma equação. Equivaler. O objetivo da nossa pequena pesquisa é explorar o tema, observar como a arte, imaginação e a criatividade se mostram na escola e até mesmo fora dela. No final das contas, nosso trabalho é imaginar e assim, criar. Fazer valer.



* Por Thaís Tiemi Yamasaki 


Nenhum comentário:

Postar um comentário